“Professor do Departamento de Geologia e Geofísica do Instituto de Geociências da Universidade Federal Fluminense (UFF) desde 2015, onde é o atual chefe do departamento e coordenador do Grupo de Interpretação Exploratória e de Caracterização de Reservatórios (GIECAR). Bolsista de produtividade CNPq e Jovem Cientista do Estado do Rio de Janeiro. Mestre e doutor em Engenharia de Reservatório e de Exploração pela UENF, com ênfase em Geofísica Aplicada. Tem experiência na área de Geociências atuando principalmente nas seguintes linhas de pesquisa: interpretação sísmica quantitativa, integração de dados de rocha-perfil-sísmico e reservatórios carbonáticos do pré-sal.”
Ph.D. in Natural Environmental Studies – Graduate School of Frontier Sciences – University of Tokyo (2010). M.Sc. em Geologia Marinha Costeira e Sedimentar – Universidade Federal da Bahia (2006). B.Sc. em Geologia Universidade Federal da Bahia (2003). Atualmente é Professor Adjunto do Departamento de Geologia e Geofísica da UFF. Trabalhou nas áreas de E&P e de Pesquisa e Desenvolvimento – PETROBRAS – Bahia e Rio de Janeiro. Experiência: Hidratos de gás, geologia e geoquímica de petróleo, sedimentologia, estratigrafia, tectonosedimentação, recursos não-convencionais. Mapeamento geológico, pesquisa mineral.
Geóloga formada em 2019 pela Universidade Federal do Paraná e Mestre em Geologia (2021) pela mesma instituição. Sua pesquisa de mestrado foi acerca dos depósitos de coquinas do Campo de Búzios. Atualmente atua como intérprete sísmica de reservatórios carbonáticos do pré-sal no Grupo de Interpretação Exploratória e de Caracterização de Reservatórios (GIECAR). Atuou como voluntária no Capítulo Estudantil da American Association of Petroleum Geologists (AAPG) e participou da organização de diversos eventos acadêmicos, entre eles o 12º Simpósio Sul-Brasileiro de Geologia, no qual atuou como Coordenadora da Comissão Estudantil.
Atua há 14 anos na Hallliburton, com muito orgulho por ser seu primeiro emprego. Mestre em Geologia e Geofísica pela UFF e com graduação em Geografia. Também cursou períodos nos cursos de Geologia e Engenharia de Petróleo. Nessa jornada, atuou como consultor das soluções tecnológicas da Halliburton/Landmark para gerenciamento e interpretação de dados de Geologia e Geofísica durante 9.5 anos, Gerente de Serviços por 3 anos e no ano de 2021 assumiu o desafio de trabalhar com Business Development, com foco nas áreas de exploração e reservatório.
Bacharela em Geofísica pela Universidade Federal da Bahia, cofundadora do Coletivo Mulheres Geofísicas e membra-fundadora da Cais Mentoria. Fez intercâmbio pelo Programa Ciência Sem Fronteiras na Universidade de Calgary (Canadá), trabalhou por 2,5 anos como geofísica de processamento de dados sísmicos e, atualmente, é mestranda em Geofísica na Universidade Federal Fluminense, desenvolvendo pesquisa para caracterização de reservatórios do Campo de Búzios através da aplicação de atributos sísmicos e classificação de fácies.
Graduado em geologia pela Universidade Federal de Minas Gerais e aluno de doutorado em Geofísica pela Universidade Federal Fluminense. Trabalha a 13 anos na Petrobras como geofísico na área de caracterização de reservatórios. Sua área de atuação é inversão sísmica e interpretação quantitativa, com trabalhos publicados também nas áreas de interpretação sísmica, sísmica 4D e atributos sísmicos. Seus estudos incluem a caracterização de fácies de fluxo métricas e decamétricas no reservatório de Mero, buscando melhorias nos cálculos de parâmetros petrofísicos tais como porosidade e permeabilidade derivadas da sísmica. Atua como revisor de diversas revistas e periódicos além de ministrar cursos na SBGF e Petrobras.
Graduado em Geologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); mestrado em Geofísica pelo Observatório Nacional (ON); atualmente é doutorando em Geologia e Geofísica pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Integra o Grupo de Interpretação Exploratória e Caracterização de Reservatórios (GIECAR) da UFF, onde atua nas áreas de petrofísica, aprendizado de máquina, gerenciamento de dados e aplicações em Python para geociências. É editor do site do GIECAR, e conta com mais de 10 anos de experiência em HTML e CSS
“Graduanda em Geofísica pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Atuou como voluntária na Horizonte Soluções Geofísicas (Empresa Júnior), no cargo de Diretora de Operações e Coordenadora do Processo Seletivo (2020) e Conselheira Estratégica (2021). Atualmente é membro do Capítulo Estudantil de Geofísica da UFF (Geoscientific Student Society/ GSS) e participa de Projetos de Pesquisa Científica no Grupo de Interpretação Exploratória e Caracterização de Reservatórios (GIECAR), onde atua com perfis de poços e, mais recentemente, modelagem estratigráfica, que será tema de seu projeto final de graduação. Tem Formação Técnica em Petróleo e Gás pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial e Técnico em Petroquímica pela Universidade Estácio de Sá.”
“Formada em Geofísica pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Participou de trabalho voluntário no Laboratório de Radiocarbono (LAC), no departamento da Física, da Iniciação Científica no Laboratório de Geologia (LAGEMAR) e atuou como bolsista no Projeto Ressurgência 3.0. Foi uma das representantes da UFF no Gawler Challenge. Atualmente é mestranda em Geofísica da UFF e participa de Projetos de Pesquisa Científica no Grupo de Interpretação Exploratória e Caracterização de Reservatórios (GIECAR). ”
Graduando em Geofísica pela Universidade Federal Fluminense (UFF), atua junto ao Grupo de Interpretação Exploratória e Caracterização de Reservatórios (GIECAR) no projeto “Identificação de superfícies estratigráficas com base nas razões das concentrações e dos isótopos estáveis de carbono e nitrogênio” trabalhando com as interpretações de dados gamaespectrais envolvendo estratigrafia de sequências, estudos paleodeposicionais e paleoclimáticos e integração rocha-perfil. Participa do capítulo estudantil da SEG e EAGE, Geoscientific Student Society (GSS). Foi voluntário na empresa júnior Horizonte Soluções Geofísicas onde atuou como consultor de projetos, gerente de projetos e presidente. Fez parte da Casa da Descoberta (IF-UFF) trabalhando com divulgação científica.
O INCT-GP propõe o desenvolvimento de pesquisas integrado com a capacitação de pessoal, para fazer frente aos novos desafios tecnológicos e reduzir a carência de recursos humanos da indústria do petróleo e da academia. A criação do INCT-GP tem permitido a integração de grupos de pesquisa das áreas de geofísica do petróleo, engenharia de reservatórios e áreas afins, otimizando os programas existentes e os recursos necessários à formação de pessoal e ao desenvolvimento da produção científica nas universidades brasileiras.
O INCT-GP reúne 50 pesquisadores de 8 instituições de ensino (UFBA, UFPA, UFRN, UNICAMP, UENF, SENAI/CIMATEC-BA, UFPR e UFF) que representam a quase totalidade da experiência da universidade brasileira, na pesquisa e formação de pessoal, direcionados à geofísica aplicada à exploração e estudos de reservatórios.
Fundada em 1919, a Halliburton é uma das maiores fornecedoras mundiais de produtos e serviços para o setor de energia. Com aproximadamente 40.000 funcionários, representando 140 nacionalidades em mais de 80 países, a empresa ajuda seus clientes a maximizar o valor ao longo do ciclo de vida do reservatório – desde a localização de hidrocarbonetos e gerenciamento de dados geológicos, perfuração e avaliação de formação, construção e completação de poços e otimização da produção durante toda a vida útil do ativo.