Gerar conhecimento e formar recursos humanos nas áreas de interpretação exploratória e de caracterização de reservatórios convencionais (siliciclásticos e carbonáticos) e não-convencionais (arenitos fechados, shale oil/gas, hidratos de metano, reservatórios naturalmente fraturados e arenitos asfálticos).
Professor Adjunto da Universidade Federal Fluminense. Possui mestrado e doutorado em Engenharia de Reservatório e de Exploração pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro UENF-LENEP. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geofísica Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: caracterização de reservatórios, integração de dados de rocha-perfil-sísmico, modelagem e inversão sísmica, pré-condicionamento de dados sísmicos, atenuação sísmica, interpretação de perfis e inferência bayesiana. Sócio da SEG (Society of Exploration Geophysicist), AAPG (American Association of Petroleum Geologists) e SBGF (Sociedade Brasileira de Geofísica Aplicada).
Ph.D. in Natural Environmental Studies – Graduate School of Frontier Sciences – University of Tokyo (2010). M.Sc. em Geologia Marinha Costeira e Sedimentar – Universidade Federal da Bahia (2006). B.Sc. em Geologia Universidade Federal da Bahia (2003). Atualmente é Professor Adjunto do Departamento de Geologia e Geofísica da UFF. Trabalhou nas áreas de E&P e de Pesquisa e Desenvolvimento – PETROBRAS – Bahia e Rio de Janeiro. Experiência: Hidratos de gás, geologia e geoquímica de petróleo, sedimentologia, estratigrafia, tectonosedimentação, recursos não-convencionais. Mapeamento geológico, pesquisa mineral.
Professor Adjunto do Departamento de Geologia e Geofísica (GGO) da Universidade Federal Fluminense (UFF). Possui licenciatura e bacharelado em física pela (UFF), mestrado e doutorado em Geofísica pelo Observatório Nacional (ON/MCTIC) na área de Geofísica aplicada. Cursou o doutorado sanduiche na Memorial University of Newfoundland (MUN), Canadá.Possui experiência na área de Geociências, atuando principalmente nos seguintes temas: Métodos Potenciais, Modelagem Numérica, Programação científica e Inversão Meta-Heuristica.
Possui graduação em Geologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1982), mestrado em Geologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1987) e doutorado em Geologia – Duke University, EUA (1991). Professor associado 2 da Universidade Federal Fluminense, atuando no curso de graduação em Geofísica e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Geologia e Geofísica Marinha – UFF. Editor Chefe da Revista Brasileira de Geofísica (Brazilian Journal of Geophysics). Tem experiência em geologia e geofísica marinha, com ênfase em ambientes deposicionais costeiros e marinhos, atuando principalmente nos seguintes temas: (1) processos sedimentares e arquitetura deposicional em sistemas sedimentares marinhos; (2) processos gravitacionais em margens continentais (tectônica gravitacional e transporte de massa); (3) hidratos de gás e estabilidade do fundo submarino; (4) estratigrafia e evolução de ambientes sedimentares costeiros quaternários; (5) diagnóstico e monitoramento ambiental de áreas costeiras e oceânicas. Coodenador de Projetos Internacionais em convênio CAPES-COFECUB com a Université Pierre et Marie Curie, Paris VI e Université de Lille II e convênio CAPES-MINCyT, com a Universidade de Mar del Plata. Participa de diversos convênios internacionais com universidades francesas (Lille, Paris, Brest, Caen), com a Universidade de Duke (EUA) e com a Université Libre de Bruxelles. Coordenador de projetos de pesquisa junto às redes de tecnologia da Petrobras/ANP.
Professor do Departamento de Geologia e Geofísica do Instituto de Geociências da Universidade Federal Fluminense (UFF), onde é pesquisador do Grupo de Interpretação Exploratória e de Caracterização de Reservatórios (GIECAR). Possui graduação em Geologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1972), mestrado em Geociências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1975) e doutorado em Geologia e Geofísica Marinha – Columbia University (1981). Trabalhou por muitos anos como geólogo sênior e consultor técnico da Petrobras na Área do Pré-Sal da Bacia de Santos. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geofísica e Geologia Marinha, atuando principalmente nos seguintes temas: análise de bacias sedimentares, geofísica da península antártica e da margem continental brasileira.
Graduado em Geologia na Universidade Federal do Pará (2011), possui mestrado (2013) e doutorado (2016) em Geologia Sedimentar pelo Programa de Pós-Graduação em Geologia e Geoquímica da mesma instituição (PPGG-UFPA) e pós-doutorado (2018-2020) em Sedimentologia e Estratigrafia na Universidade Estadual de Campinas (IG-UNICAMP). Foi professor colaborador eventual da UFPA (2014-2016), coordenador e professor titular (2017-2018) do curso de Graduação em Geologia do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia da Universidade da Amazônia (CCET-UNAMA). Atualmente é professor adjunto do Departamento de Geologia e Geofísica da Universidade Federal Fluminense (GGO-UFF), docente do Programa de Pós-Graduação em Dinâmica dos Oceanos e da Terra (DOT-UFF) e pesquisador do Grupo de Interpretação Exploratória e de Caracterização de Reservatórios (GIECAR). Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Sedimentologia e Estratigrafia, atuando principalmente nos seguintes temas: arquitetura deposicional em sistemas eólicos, petrografia sedimentar e análise faciológica/estratigráfica de sucessões siliciclásticas e evaporíticas.