Grupo de Interpretação Exploratória e Caracterização de Reservatórios (GIECAR)

 

 

FacebookInstagramlinkedinYoutubegithubwordpress

O Grupo

Objetivos do Grupo:

Gerar conhecimento e formar recursos humanos nas áreas de interpretação exploratória e de caracterização de reservatórios convencionais (siliciclásticos e carbonáticos) e não-convencionais (arenitos fechados, shale oil/gas, hidratos de metano, reservatórios naturalmente fraturados e arenitos asfálticos).

O GIECAR desenvolve novas metodologias de:

 

  • Upscale rocha-perfil-sísmica;
  • Interpretação geológica de perfis de poços;
  • Inversão sísmica;
  • Pré-condicionamento de dados;
  • Classificação de litofácies, eletrofácies e sismofácies;
  • Modelos de física de rocha;
  • Sismoestratigrafia e interpretação exploratória.

Linhas de pesquisa aplicadas:

 

  • Caracterização de Reservatórios Siliciclásticos e Carbonáticos;
  • Caracterização de Reservatórios Não-Convencionais;
  • Tectônica, Sedimentação e Sistemas Petrolíferos das Principais Bacias Sedimentares Brasileiras;
  • Desenvolvimento de novas metodologias de pré-condicionamento, inversão eclassificação de sismofácies e eletrofácies;
  • Interpretação exploratória, integrando dados de rocha, de perfis e sísmicos;
  • Quimioestratigrafia em Sedimentos e Rochas Sedimentares.

Equipe

Wagner Moreira Lupinacci

Links: Lattes | Research Gate

Professor Adjunto da Universidade Federal Fluminense. Possui mestrado e doutorado em Engenharia de Reservatório e de Exploração pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro UENF-LENEP. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geofísica Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: caracterização de reservatórios, integração de dados de rocha-perfil-sísmico, modelagem e inversão sísmica, pré-condicionamento de dados sísmicos, atenuação sísmica, interpretação de perfis e inferência bayesiana. Sócio da SEG (Society of Exploration Geophysicist), AAPG (American Association of Petroleum Geologists) e SBGF (Sociedade Brasileira de Geofísica Aplicada).

Antonio Fernando Menezes Freire

Links: Lattes | Research Gate

Ph.D. in Natural Environmental Studies – Graduate School of Frontier Sciences – University of Tokyo (2010). M.Sc. em Geologia Marinha Costeira e Sedimentar – Universidade Federal da Bahia (2006). B.Sc. em Geologia Universidade Federal da Bahia (2003). Atualmente é Professor Adjunto do Departamento de Geologia e Geofísica da UFF. Trabalhou nas áreas de E&P e de Pesquisa e Desenvolvimento – PETROBRAS – Bahia e Rio de Janeiro. Experiência: Hidratos de gás, geologia e geoquímica de petróleo, sedimentologia, estratigrafia, tectonosedimentação, recursos não-convencionais. Mapeamento geológico, pesquisa mineral.

Rodrigo Bijani

Links: Lattes | Research Gate

Professor Adjunto do Departamento de Geologia e Geofísica (GGO) da Universidade Federal Fluminense (UFF). Possui licenciatura e bacharelado em física pela (UFF), mestrado e doutorado em Geofísica pelo Observatório Nacional (ON/MCTIC) na área de Geofísica aplicada. Cursou o doutorado sanduiche na Memorial University of Newfoundland (MUN), Canadá.Possui experiência na área de Geociências, atuando principalmente nos seguintes temas: Métodos Potenciais, Modelagem Numérica, Programação científica e Inversão Meta-Heuristica.

Cleverson Guizan Silva

Links: Lattes | Research Gate

Possui graduação em Geologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1982), mestrado em Geologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1987) e doutorado em Geologia – Duke University, EUA (1991). Professor associado 2 da Universidade Federal Fluminense, atuando no curso de graduação em Geofísica e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Geologia e Geofísica Marinha – UFF. Editor Chefe da Revista Brasileira de Geofísica (Brazilian Journal of Geophysics). Tem experiência em geologia e geofísica marinha, com ênfase em ambientes deposicionais costeiros e marinhos, atuando principalmente nos seguintes temas: (1) processos sedimentares e arquitetura deposicional em sistemas sedimentares marinhos; (2) processos gravitacionais em margens continentais (tectônica gravitacional e transporte de massa); (3) hidratos de gás e estabilidade do fundo submarino; (4) estratigrafia e evolução de ambientes sedimentares costeiros quaternários; (5) diagnóstico e monitoramento ambiental de áreas costeiras e oceânicas. Coodenador de Projetos Internacionais em convênio CAPES-COFECUB com a Université Pierre et Marie Curie, Paris VI e Université de Lille II e convênio CAPES-MINCyT, com a Universidade de Mar del Plata. Participa de diversos convênios internacionais com universidades francesas (Lille, Paris, Brest, Caen), com a Universidade de Duke (EUA) e com a Université Libre de Bruxelles. Coordenador de projetos de pesquisa junto às redes de tecnologia da Petrobras/ANP.

Luiz Antônio Pierantoni Gambôa

Links: Lattes | Research Gate

Professor do Departamento de Geologia e Geofísica do Instituto de Geociências da Universidade Federal Fluminense (UFF), onde é pesquisador do Grupo de Interpretação Exploratória e de Caracterização de Reservatórios (GIECAR). Possui graduação em Geologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1972), mestrado em Geociências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1975) e doutorado em Geologia e Geofísica Marinha – Columbia University (1981). Trabalhou por muitos anos como geólogo sênior e consultor técnico da Petrobras na Área do Pré-Sal da Bacia de Santos. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geofísica e Geologia Marinha, atuando principalmente nos seguintes temas: análise de bacias sedimentares, geofísica da península antártica e da margem continental brasileira.

Francisco Romério Abrantes Júnior

Links: Lattes | Research Gate

Graduado em Geologia na Universidade Federal do Pará (2011), possui mestrado (2013) e doutorado (2016) em Geologia Sedimentar pelo Programa de Pós-Graduação em Geologia e Geoquímica da mesma instituição (PPGG-UFPA) e pós-doutorado (2018-2020) em Sedimentologia e Estratigrafia na Universidade Estadual de Campinas (IG-UNICAMP). Foi professor colaborador eventual da UFPA (2014-2016), coordenador e professor titular (2017-2018) do curso de Graduação em Geologia do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia da Universidade da Amazônia (CCET-UNAMA). Atualmente é professor adjunto do Departamento de Geologia e Geofísica da Universidade Federal Fluminense (GGO-UFF), docente do Programa de Pós-Graduação em Dinâmica dos Oceanos e da Terra (DOT-UFF) e pesquisador do Grupo de Interpretação Exploratória e de Caracterização de Reservatórios (GIECAR). Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Sedimentologia e Estratigrafia, atuando principalmente nos seguintes temas: arquitetura deposicional em sistemas eólicos, petrografia sedimentar e análise faciológica/estratigráfica de sucessões siliciclásticas e evaporíticas.

Ana Carolina Ferreira Dominguez
Carlos da Silva Claudino
Cesar Alexandre Felix
Danilo Jotta Ariza Ferreira
Eberton Rodrigues De Oliveira Neto
Eloíse Helena Policarpo Neves
Fernando Vizeu Santos
Filipe Vidal Cunha Santa Rosa Soares De Oliveira
Frank Cardoso Pereira
Igor de Andrade Neves
Igor Lima de Jesus
Jeniffer Alves Nobre
Jordan Jusbig Salas Cuno
Leonardo Márcio Teixeira Da Silva
Lídia Waltz Calônio
Mariana Beltrão Marangoni
Mario Martins Ramos
Rodrigo Macedo Penna
Vanessa Alves da Costa
Allan Soares Ramalho
Ana Carla dos Santos Pinheiro
Bernard Fernandez Lopes Teixeira
Bernardo Peluso Erthal De Souza
Bruna Maia Imbuzeiro
Carolina Ferreira da Silva
Debora Ribeiro Barretto
Dennis Videira Fernandes
Fábio Júnior Damasceno Fernandes
Fernanda Darclè Silva Freitas
Fernando Jardim De Souza
Guilherme Xavier Alves
Joao Victor Moraes Da Costa Anjos
Julia Pires De Oliveira Machado
Laisa da Fonseca Aguiar
Leonardo Viana De Albuquerque Mello
Livia Lovatte Fonseca
Maíra Cordeiro Do Carmo
Maria Emilia Radomski Brenny
Maria Luiza Cyrino Paiva
Mariana Bittencourt Seabra Lebre
Nathalia Ladeira Casado
Pedro Henrique Cunha De Macedo
Rafael Rocha Leão
Raisa Carvalho Silva
Raquel Macedo Dias
Ray Diego De Lima Barbosa
Renan Gemino Da Silva E Silva
Rodrigo Mota Dutra Dos Santos
Rômulo Rodrigues De Oliveira
Thaianny De Souza Dumas
Thais Candido da Silva
Thaís da Silva Sales
Thais Mallet de Castro
Tuany Younis Abdul Fatah
Yasmin Alves Facchinetti Leone

Parcerias:

Patrocinadoras:

Apoio:
Skip to content