Gerar conhecimento e formar recursos humanos nas áreas de interpretação exploratória e de caracterização de reservatórios convencionais (siliciclásticos e carbonáticos) e não-convencionais (arenitos fechados, shale oil/gas, hidratos de metano, reservatórios naturalmente fraturados e arenitos asfálticos).
Professor Adjunto do Departamento de Geologia e Geofísica do Instituto de Geociências da Universidade Federal Fluminense (UFF) desde 2015, onde é coordenador e pesquisador do Grupo de Interpretação Exploratória e de Caracterização de Reservatórios (GIECAR). Bolsista de produtividade CNPq e Jovem Cientista do Estado do Rio de Janeiro. Mestre e doutor em Engenharia de Reservatório e de Exploração pela UENF. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geofísica Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: interpretação sísmica quantitativa, caracterização de reservatórios, modelagem e inversão sísmica, integração de dados de rocha-perfil-sísmico, pré-condicionamento sísmico e reservatórios carbonáticos do pré-sal.
Fernando Freire é professor 40DE dos cursos de Graduação em Geofísica e de Pós-graduação em Dinâmica dos Oceanos e da Terra (DOT) do Departamento de Geologia e Geofísica (GGO) do Instituto de Geociências (EGG) da Universidade Federal Fluminense (UFF), onde é vice coordenador do Grupo de Interpretação Exploratória e de Caracterização de Reservatórios (GIECAR). Trabalhou nas áreas de E&P e de Pesquisa e Desenvolvimento da PETROBRAS, entre 1987 e 2016. Trabalhou na área de exploração mineral da Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM), entre 1981 e 1987. Bolsista de produtividade do CNPq (Nível PQ-2) e Jovem Cientista do Nosso Estado (Faperj, possui doutorado em Fronteiras da Ciência (Frontier Science) pela Universidade de Tokyo (JP), mestrado em Geologia Marinha Costeira e Sedimentar (UFBA), bacharelado em Geologia (UFBA), e técnico em Geologia (ETFBa). Seus principais temas de interesse são: interpretação geológica de perfis de poços; sismoestratigrafia; geoquímica de petróleo; ambientes de sedimentação; estratigrafia; tectonosedimentação; recursos petrolíferos não convencionais; hidratos de gás; mapeamento geológico; pesquisa mineral.
Professor Adjunto do Departamento de Geologia e Geofísica (GGO) da Universidade Federal Fluminense (UFF). Possui licenciatura e bacharelado em física pela (UFF), mestrado e doutorado em Geofísica pelo Observatório Nacional (ON/MCTIC) na área de Geofísica aplicada. Cursou o doutorado sanduiche na Memorial University of Newfoundland (MUN), Canadá.Possui experiência na área de Geociências, atuando principalmente nos seguintes temas: Métodos Potenciais, Modelagem Numérica, Programação científica e Inversão Meta-Heuristica.
Possui graduação em Geologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1982), mestrado em Geologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1987) e doutorado em Geologia – Duke University, EUA (1991). Professor associado 2 da Universidade Federal Fluminense, atuando no curso de graduação em Geofísica e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Geologia e Geofísica Marinha – UFF. Editor Chefe da Revista Brasileira de Geofísica (Brazilian Journal of Geophysics). Tem experiência em geologia e geofísica marinha, com ênfase em ambientes deposicionais costeiros e marinhos, atuando principalmente nos seguintes temas: (1) processos sedimentares e arquitetura deposicional em sistemas sedimentares marinhos; (2) processos gravitacionais em margens continentais (tectônica gravitacional e transporte de massa); (3) hidratos de gás e estabilidade do fundo submarino; (4) estratigrafia e evolução de ambientes sedimentares costeiros quaternários; (5) diagnóstico e monitoramento ambiental de áreas costeiras e oceânicas. Coodenador de Projetos Internacionais em convênio CAPES-COFECUB com a Université Pierre et Marie Curie, Paris VI e Université de Lille II e convênio CAPES-MINCyT, com a Universidade de Mar del Plata. Participa de diversos convênios internacionais com universidades francesas (Lille, Paris, Brest, Caen), com a Universidade de Duke (EUA) e com a Université Libre de Bruxelles. Coordenador de projetos de pesquisa junto às redes de tecnologia da Petrobras/ANP.
Graduado em Geologia na Universidade Federal do Pará (2011), possui mestrado (2013) e doutorado (2016) em Geologia Sedimentar pelo Programa de Pós-Graduação em Geologia e Geoquímica da mesma instituição (PPGG-UFPA) e pós-doutorado (2018-2020) em Sedimentologia e Estratigrafia na Universidade Estadual de Campinas (IG-UNICAMP). Foi professor colaborador eventual da UFPA (2014-2016), coordenador e professor titular (2017-2018) do curso de Graduação em Geologia do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia da Universidade da Amazônia (CCET-UNAMA). Atualmente é professor adjunto do Departamento de Geologia e Geofísica da Universidade Federal Fluminense (GGO-UFF), docente do Programa de Pós-Graduação em Dinâmica dos Oceanos e da Terra (DOT-UFF) e pesquisador do Grupo de Interpretação Exploratória e de Caracterização de Reservatórios (GIECAR). Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Sedimentologia e Estratigrafia, atuando principalmente nos seguintes temas: arquitetura deposicional em sistemas eólicos, petrografia sedimentar e análise faciológica/estratigráfica de sucessões siliciclásticas e evaporíticas.
Geólogo pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e Mestre e Doutor em Geologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atualmente é Professor Adjunto na Universidade Federal Fluminense (UFF), onde leciona disciplinas de mineralogia, petrologia, sedimentologia e geologia geral para os cursos de geofísica, geografia e engenharia. É professor credenciado no Programa de Pós-graduação em Dinâmica dos Oceanos e da Terra (PPGDOT). É pesquisador vinculado ao Grupo de Interpretação Exploratória e Caracterização de Reservatórios (GIECAR) e desenvolve estudos ligados a mineralogia e litogeoquímica de ambientes sedimentares antigos e atuais. Além disso, é especialista em diferentes técnicas analíticas, envolvendo difratometria de raios X, espectrometria de fluorescência de raios X e microscopia eletrônica de varredura.
Técnico em Informática na Universidade Federal Fluminense desde Junho de 2010. Possuo graduação em Redes de Computadores pela Universidade Estácio de Sá (2012) e pós-graduação MIT Engenharia de Redes pelo Instituto INFNET (2017). Iniciei minha segunda graduação, agora em Defesa Cibernética pela Universidade Estácio de Sá, com previsão de conclusão em 2023. Tenho experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Redes de Computadores, suporte aos usuários e manutenção dos Servidores do Instituto de Geociências.
Bacharelado em Sistemas de Informação com ênfase em Redes de Computadores e Infraestrutura, com 20 (vinte), anos de experiência, Carreira na área focando Administração e manutenção de Redes, Banco de Dados, Análise de Sistemas, Implantação de sistemas, Suporte a campo e usuários, Treinamento de funcionários e pesquisas de novas tecnologias para um melhor desempenho da empresa e melhores soluções aos clientes.