Nascido em 1951, em Capinzal, Santa Catarina Graduação em Geologia na URGS, em 1973. Ingressou na Petrobras em março/1974, onde aposentou-se em julho/2020. Trabalhou três anos como geólogo-de-poço (1974-1977), nas bacias Amazônica, Foz do Amazonas, Pará-Maranhão, Potiguar, Reconcavo, Espírito Santo e Campos. De 1977 ao final de 1995 trabalhou na Área de Estratigrafia e Sedimentologia no antigo Laboratório da Exploração e depois no CENPES, com foco em reservatórios carbonáticos. Nesse período ministrou cursos sobre rochas carbonáticas em sala de aula e no campo. De 1995 até a aposentadoria trabalhou na Exploração, inicialmente como gerente de Estratigrafia e Sistemas Petrolíferos e depois como Consultor Técnico com foco em projetos e treinamento relacionados à sequências carbonáticas. Atualmente atua como consultor na Unisinos (RS), no Projeto “Análise e Predição de Fácies no Campo de Sapinhoá, Bacia de Santos”.
Possui graduação em Geologia pela Universidade de Brasília (2005). Especialista em Análise de Bacias pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2007). Cursos de Aperfeiçoamento em Rochas Carbonáticas com foco em fácies e diagênese, especialidade em processos cársticos. Mestre pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2015) e Doutora pela Universidade de Brasília (2021), ambos com foco em processos cársticos e reservatórios carbonáticos. Atuou na Universidade Petrobras como orientadora didática e atualmente é Geóloga na Gerência de Geologia Estrutural e Geomecânica do Centro de Pesquisas da Petrobras onde coordena projeto de P,D&I em diversas universidades. Externamente é coorientadora de TCCs e mestrados, revisora em revistas internacionais e ministra cursos e palestras sobre rochas carbonáticas, carste e tecnologias digitais nas geociências.
Paulo Johann é Consultor Sênior em Pesquisa e Inovação no Centro de Pesquisas da Petrobras. Possui doutorado em geofísica pela Universidade de Sorbone (Paris VI), MBAs pelas COPPEAD e FGV e é graduado em geologia pela UNISINOS. É membro da SBGf, SEG e EAGE. Foi o primeiro palestrante honorário da SEG para América Latina.
Geólogo graduado pela UERJ, com especialização em interpretação sismo-estratigráfica pela UERJ/Equinor, e mestrado e doutorado em geofísica aplicada no programa de Dinâmica dos Oceanos e da Terra pela UFF. Profissional com mais de 7 anos de experiência na indústria de O&G e mineração. Há cerca de 4 anos trabalha na Schlumberger com atuações nas áreas de suporte a soluções integradas a nível nacional e internacional, consultoria técnica especializada e gerência em projetos de inovação tecnológica. Suas áreas de interesse incluem o uso de machine learning e modelagem estratigráfica 4D para caracterização avançada de reservatórios. Externamente, atua como revisor de papers em revistas internacionais e nacionais e ministra palestras e cursos sobre caracterização de reservatórios utilizando novas tecnologias
Mestre e Bacharel em Física pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, e Ph.D. em Geofísica pela University of Houston. Há 15 anos atua como geofísica na área de upstream na exploração de petróleo na Petrobras, com expertise técnica em interpretação quantitativa e liderança de projetos multidisciplinares e desenvolvimento de soluções para caracterização de reservatórios. Atualmente é coordenadora do grupo de interpretação quantitativa da exploração. Elita adora desafios e é motivada por projetos onde possa dividir o seu conhecimento e aprender com os demais participantes. Tem grande interesse por ciências básicas e apoia causas de cunho educacional e tecnológico como STEM e mulheres na ciências.
Geóloga graduada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e mestranda em Dinâmica dos Oceanos e da Terra pela Universidade Federal Flumiense (UFF). Há 7 anos trabalha como consultora técnica de geociências na AspenTech (Paradigm). Atua em projetos multidisciplinares de exploração e produção de hidrocarbonetos de diversos países da região latam, mas principalmente se dedica a Brasil e Argentina. Se dedica à interpretação sísmica, caracterização de reservatórios, modelagem de velocidades e modelagem geológica.
Engenheiro geológico formado pela “Universidad de Oriente”, na Venezuela, assessor técnico de Geociências na Halliburton com 19 anos de experiência na indústria de petróleo em exploração e produção, e possui grande conhecimento em interpretação geológica e geofísica na caracterização e modelagem de reservatórios em diferentes países como Venezuela, México, Brasil e Argentina.
Engenheiro Geológico formado pela Universidad de Oriente na Venezuela, com mais de 15 anos de experiência na indústria petrolífera. Especialista na área de modelagem de reservatórios através da integração de diferentes fontes de informação para gerar modelos estáticos mais robustos. Atualmente trabalho como líder técnico na área de modelagem da AspenTech, participando de diversos projetos integrados de estudo de reservatórios, com foco em ciência de dados e modelagem de incertezas.
Geólogo de formação, graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e mestre em geofísica pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Profissional com mais de 10 anos de experiência no segmento de Exploração e Produção de Petróleo, desempenhando inúmeras atividades como geólogo e geofísico. Tais atividades, ao longo desses anos, permitiu colher experiências desde processamento sísmico até definição de prospectos e locações de poços (em concessões onshore e offshore). Atualmente é Geofísico na PRIO trabalhando nos campos de Polvo, Tubarão Martelo e Wahoo, com ênfase em interpretação sísmica, fácies sísmicas, sismoestratigrafia e atributos sísmicos.
Geofísico graduado pela USP, com mestrado em engenharia de exploração e reservatório pela UENF e doutorado em Dinâmica dos Oceanos e da Terra pela UFF. Com mais de 10 anos de experiência por diversas áreas da geociências, com atuações na área ambiental e construção civil, com a utilização de integração de métodos geofísicos rasos; e na indústria de óleo e gás, desde aquisição sísmica, passando por processamento de sinais, até interpretação sísmica quantitativa. Há cerca de 3 anos trabalho com desenvolvimento e aplicação de redes neurais para automação focado em dados sísmicos e atributos.
Engenheiro de Petróleo pela Universidade Santa Cecília (2015) e mestre em Ciências e Engenharia de Petróleo pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) (2018), atualmente é doutorando na UNICAMP. Fui Presidente do Capítulo Estudantil da SPE (Sociedade de Engenheiros de Petróleo) da UNICAMP 2017, sendo agraciado com o Prêmio Destaque durante a sua gestão. Tem experiência em Ciência e Engenharia de Petróleo e gerenciamento de projetos, atuando principalmente nos seguintes temas: Física Digital de Rochas, Simulação Numérica de Reservatórios de Petróleo e Modelagem Geoestatística.
Geofísico formado na Universidade Federal Fluminense com Especialização em Interpretação Sismoestratigráfica pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ/EQUINOR/ANP) com mais de 9 anos de experiência na indústria de O&G trabalhando na Halliburton com suporte a Interpretação Sísmica. Experiência em Avaliação de prospecção de hidrocarbonetos, estratigrafia, AVO, substituição de fluidos, modelagem de velocidade, amarração de poços, análise de logs, interpretação em dados prestack narrow e mulitazimute. Além disso, experiência em trabalho de exploração de petróleo completo aplicado no norte da bacia de Santos (Brasil).
Graduado em geologia pela Universidade Federal de Minas Gerais e aluno de doutorado em Geofísica pela Universidade Federal Fluminense. Trabalha a 13 anos na Petrobras como geofísico na área de caracterização de reservatórios. Sua área de atuação é inversão sísmica e interpretação quantitativa, com trabalhos publicados também nas áreas de interpretação sísmica, sísmica 4D e atributos sísmicos. Seus estudos incluem a caracterização de fácies de fluxo métricas e decamétricas no reservatório de Mero, buscando melhorias nos cálculos de parâmetros petrofísicos tais como porosidade e permeabilidade derivadas da sísmica. Atua como revisor de diversas revistas e periódicos além de ministrar cursos na SBGF e Petrobras.
Engenharia de Petróleo graduada pela Universidad Industrial de Santander (UIS) na Colômbia. Pós-graduada em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), mestrado em Engenharia de Reservatórios pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e doutoranda em análise de decisão e potencial uso de proxy para o desenvolvimento e gerenciamento de campos de petróleo pela UNICAMP. Sharon tem experiência internacional em execução e desenvolvimento de serviços de aquisição e processamento de dados. Suas áreas de interesse incluem ciência de dados e captura e armazenamento de carbono (CCUS).
Profissional de geociências com 15 anos de experiência na indústria de óleo e gás no Brasil e Noruega. Atuação nas áreas de interpretação sísmica e caracterização de reservatórios, com ênfase em rochas carbonáticas do pré-sal. Experiência em construção de modelos estruturais complexos para reservatórios do Pré-Sal, assim como na análise das incertezas associadas. Possui sólida formação, com graduação em geologia pela UERJ e física pela UFRRJ, e mestrado e doutorado em geofísica pelo Observatório Nacional. Experiência acadêmica como professor do curso de Engenharia de Petróleo e Gás da Universidade Veiga de Almeida. Atualmente executa o papel de Líder Técnico de Geofísica e Gerente Técnico de Contas para a América Latina na empresa AspenTech.